Christian Castro planeja pódio para manter reação no Brasileiro de Turismo

11/09/2014

Christian Castro planeja pódio para manter reação no Brasileiro de Turismo

Piloto gaúcho da Motortech Competições observa melhora de rendimento do carro e visa grupo dos seis primeiros no campeonato

As duas últimas corridas do Campeonato Brasileiro de Turismo, série de acesso à Stock Car, serão disputadas no Rio Grande do Sul. A 11ª e penúltima etapa vai confrontar os pilotos neste domingo (14) no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita; a última, valendo pontuação em dobro para os 20 primeiros colocados, está confirmada para dia 2 de novembro no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão.

As etapas em pistas gaúchas são vistas como fator positiva por Christian Castro, piloto de Porto Alegre que disputa o Brasileiro de Turismo pela equipe Motortech Competições, com sede em Caxias do Sul. “Terminar o campeonato na nossa casa é importante. Conhecemos bem as pistas e temos o jogo mais a nosso favor que os adversários”, considera o piloto, que ocupa o oitavo lugar na tabela de classificação, com 87 pontos.

Castro soma pouco histórico em corridas no Velopark. “O autódromo fica bem perto da minha casa, mas só corri lá duas vezes. Diferente de Tarumã, lá eu já dei algumas mil voltas e conquistei muitas vitórias”, compara, mantendo a perspectiva positiva. “O Velopark é uma pista muito travada, requer um pouco de paciência nas freadas e contornos. Acredito que o 27 vá estar competitivo, vou brigar por um pódio”, diz, citando o número de seu carro.

A rodada dupla de 30 e 31 de agosto em Curitiba, válida pelas nona e décima etapas, marcou os melhores resultados de Castro em 2014 – foi sexto colocado em uma corrida e quinto em outra. “Não foi um ano competitivo, e não estou satisfeito com minha participação. Tivemos problemas, mas sei da minha condição e da boa condição da equipe. Quero recuperar alguns dos pontos que perdi durante o ano e luta por vitórias e o título em 2015”, comenta.

O desempenho em Curitiba refletiu uma melhora no rendimento do carro número 27, segundo Castro. “Depois do acidente em Cascavel o carro passou por uma revisão na JL e parece que agora está se comportando melhor que no início do ano. Trocamos o motor, que apresentou falta de velocidade na rodada dupla de Curitiba, estou realmente confiante para essas duas corridas no Rio Grande do Sul. Minha meta é chegar ao pódio, estipula.

A programação da penúltima etapa do Brasileiro de Turismo terá início na sexta-feira (12), com um treino livre de 40 minutos marcado para as 13h50. No sábado (13) haverá o segundo treino livre, a partir das 8h20, desta vez com 60 minutos de duração. A tomada de tempos classificatória vai começar às 13h10. A corrida de domingo, com duração de 35 minutos mais uma volta, tem sua largada prevista para as 9h05.

A 11ª etapa do Brasileiro de Turismo terá transmissão ao vivo da PlayTV e do portal Terra. A CATVE, afiliada paranaense da TV Cultura, mostrará o VT na íntegra a partir das 13h. Na Rede TV!, a exibição da corrida vai começar às 14h30. A Motortech Comeptições tem sua participação viabilizada pelo governo do Rio Grande do Sul, através do PróEsporte. Agrale, Viemar, Roal, Intral e Carhouse são empresas parceiras da iniciativa.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE TURISMO
(Classificação após 10 de 12 etapas)
1º) Guilherme Salas (SP), W2 Racing, 166
2º) Márcio Campos (RS), Sicredi Racing, 150
3º) Raphael Abbate (SP), W2 Racing, 134
4º) Edson Coelho (MG), RSports, 133
5º) Marco Cozzi (SP), Carlos Alves Competições, 125
6º) Flávio Matheus (RJ), Carlos Alves Competições, 94
7º) Pedro Boesel (PR), RSports, 89
8º) Christian Castro (RS), Motortech Competições, 87
9º) Norberto Gresse Filho (SP), Nascar Motorsport, 85
10º) Pedro Saderi (PR), Hitech Racing, 79
11º) Tito Morestoni (SC), Mottin Racing, 77
12º) Fernando Fortes (SP), J. Star Racing, 70
13º) Mauri Zacarelli (SP), Hitech Racing, 54
14º) João Pretto (MT), Mottin Racing, 46
15º) Adibe Marques (SP), Nascar Motorsport, 42
16º) Rodrigo Pimenta (SP), J. Star Racing, 27
17º) Gustavo Myasava (PR), J. Star Racing, 21
18º) Rogério Castro (GO), RKL Competições, 20
19º) Renato Braga (GO), RKL Competições, 18
20º) Renan Guerra (SP), HPN Racing, 14
21º) Vicente Orige/Gustavo Martins (SC/RS), Mottin Racing, 13
22º) Beto Giacomello (RS), Mottin Racing, 11
23º) Rogério Motta (SP), RKL Competições, 10
23º) Rodrigo Bonora/Rodrigo Gil (PR), RKL Competições, 10
25º) Rafael Iserhard (SP), RKL Competições, 9
26º) Renato Constantino (DF), HPN Racing Team, 8
27º) Ney Faustini (SP), RKL Competições, 6
27º) Felipe Neira (DF), HPN Racing Team, 6

Outras Notícias de Automobilismo